sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Eazy e

               
               Wright nasceu em Compton, Califórnia, em 7 de setembro de 1964, filho de Richard e Kathie Wright. Seu pai era um carteiro e sua mãe uma secretária de escola primária. Cresceu na periferia de Los Angelesconvivendo com a violência e a pobreza, onde tornou-se um gângster, tendo se tornado traficante e membro da crip Kelly Park Compton. Eazy também se associou com crips de outros sets (posse). Em 1979, na época de estudante, largou a escola no 10º ano e começou a traficar para se sustentar.Eazy depois investiu seu lucro fundando a Ruthless Records. Ele mais tarde recebeu um diploma do supletivo. Além disso, Wright também inspirou o personagem Ryder do jogo Grand Theft Auto: San Andreas

N.W.A

                Após isso, criou o grupo de gangsta rap N.W.A (Niggaz With Attitude, em português Negros Com Atitude ou Manos com Atitude). Ele era integrado por Eazy-E, Ice Cube (compositor), Dr. Dre, DJ Yella (produtores), MC Ren e Arabian Prince. O sucesso foi gigantesco, pois o grupo era independente e apesar do fato da mídia não apoiá-los, seu número de fãs aumentava a cada dia e suas músicas logo se tornaram hits nos guetos daCosta Oeste, Meio-oeste e no Sul dos Estados Unidos. Seguindo carreira com o N.W.A, Eazy lançou seu primeiro álbum solo em 1988, intitulado "Eazy-Duz-It".
                  O clássico "Fuck tha Police" do grupo NWA, acabou resultando em uma advertência do FBI, o qual através de uma carta, avisou a gravadora Ruthless Records que deveria maneirar nas letras. Este incidente foi considerado por muitos o pontapé inicial para a popularização do estilo Gangsta Rap.
                 O rapper Sir Jinx disse uma vez que Eric não era conhecido como "Eazy-E", e sim como "Rat", por causa de suas orelhas grandes, sua voz fina e sua baixa estatura, e que ele inventou o apelido "Eazy-E" pela necessidade de ter um nome artístico depois que começou a fazer rap.
nwa eazy e rap hip-hop eazy-e

Carreira solo

                  Em 1991, o grupo N.W.A. chegou ao fim, e Eazy-E seguiu carreira solo em definitivo. No ano seguinte, lançou o seu segundo álbum, 5150: Home 4 tha Sick, o qual teve vendas em um número considerável. O álbum ganhou disco de ouro dois meses depois do lançamento. Mais tarde, Dr. Dre deixou a Ruthless Records e fundou seu próprio selo ao lado de Suge Knight, a Death Row Records. Com isso, Eazy, que havia discutido com Dre ocasionando o encerramento da banda, decretou Dre seu inimigo e lançou o álbum It's On (Dr. Dre) 187um Killa, o qual conteve inúmeras ofensas a Dr. Dre e Snoop Dogg. "Real Muthaphukkin' G's" foi o destaque do CD, resposta à música Fuck With Dre Day de Dr. Dre e Snoop. O álbum foi certificado platina 2 vezes pela RIAA.
               Em abril de 1994, Eazy-E estreou um programa numa rádio de Los Angeles intitulado The Ruthless Radio Show, o qual era apresentado nas noites de sábado, com a parceria de DJ Yella. No mesmo ano, produziu ao lado de DJ Yella o aclamado EP do grupo Bone Thugs-N-Harmony "Creepin on ah Come Up".

Morte


Graffiti de Eazy-E na Holanda.
               Eazy-E mantinha relaçoes sexuais com inúmeras mulheres e nesta época, o vírus da AIDS começava a disseminar-se nos Estados Unidos. Teve sete filhos com seis mulheres diferentes. Ele contrariu o vírus HIV mas não sabia, sido que no dia 24 de fevereiro de 1995, Eazy-E estava em estúdio com a dupla de rappers B.G. Knocc Out & Gangsta Dresta, quando sofre um provável ataque de asma, e é internado no Hospital Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, Califórnia. Quando a situação parecia sob controle, Ron Sweeney, procurador do artista, afirma publicamente que ele contraiu o vírus HIV.
                 No dia seguinte, as primeiras páginas dos jornais estampavam a notícia sobre o rapper, sendo que Eazy-E continuava internado no que para ele, era "a maior batalha da vida". O vírus agravou sua condição, e no dia 26 de março do mesmo ano, a morte é anunciada. Em seu leito de morte, B.G Knocc Out afirmou que Eazy-E disse suas últimas palavras direcionadas a ele, sendo elas as seguintes: "Seja o próximo Eazy-E…". Outro fato curioso é que no leito da morte seus "inimigos" Dr. Dre e Snoop Dogg, resolveram fazer pazes com Eazy, assim como Ice Cube, apesar de DJ Yella afirmar que foi o único a visitar Eazy no hospital. Os mesmos fizeram vários tributos a Eazy ao passar dos anos.

Após a morte

                    Após a morte de Eazy-E diversas coisas mudaram de rumo. A sua gravadora, a Ruthless Records, tornou-se peça principal para o sucesso do grupo Bone Thugs-n-Harmony, e também da esposa de Eazy-E, Tomica Woods Wright. Na disputa pelo selo, ambos entraram na justiça, com a vitória de Tomica, a qual demitiu vários funcionários devido a má administração. Após a sua morte foi lançado o CD póstumo: "Str8 off tha Streetz of Muthaphukkin Compton", o qual foi produzido por DJ Yella. Mais além, foi a vez de "Eternal E".
                 Dois de seus filhos hoje são rappers; um usa o nome artístico de Lil Eazy-E, e outro é sua filha, que gravou uma música em tributo ao pai. Lil' Eazy-E fez músicas com The Game e participou da trilha sonora do jogo True Crime com a música Get It Crackin. No videoclipe da música "Um Bom Lugar" do cantor brasileiro Sabotage, uma foto de Eazy-E aparece em um mural. Ryder Wilson, um personagem do jogo Grand Theft Auto: San Andreas foi inspirado no rapper Eazy-E e os produtores do jogo comprovam que Ryder foi criado em homenagem ao rapper. Foi criado em 2008 na cidade natal do cantor, em Compton, o "Dia de Eazy-E", celebrado em 7 de abril.

Compton's Most Wanted - Hood Took Me Under (LEGENDADO PT-BR)



Hood Took Me Under

                  Hood Took Me Under é um dos mais populares singles do grupo de gangsta rap americano Compton's Most Wanted e foi lançado no terceiro álbum de estúdio, Music to Driveby. A canção figurou na trilha sonora do video game Grand Theft Auto: San Andreas, na fictícia estação de rádio Radio Los Santos. No vídeo clipe da música, várias cenas mostram a vida das gangues de Los Angeles, mostrando intrevistas com gangsters de verdade, e um garotinho crescendo com as gangues e acabando na prisão. A canção usa o sample de Walk on By, de Isaac Hayes.
COMPTON´S THE MOST WANTED

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

N.W.A - Dopeman ( Legendado )



              Eazy-E, nome artístico de Eric Lynn Wright, um jovem ex-traficante membro da gangue Crips nativo de Compton, fundou a Ruthless Records em 87 ao lado de Jerry Heller. Ruthless lançou N.W.A. and the Posse ainda em 1987 em parceria com a Macola Records. O N.W.A., fundado por Eazy e um jovem DJ área de Compton Dr. Dre ainda estava na fase de testes e só foi creditado em 4 faixas do álbum de 11 faixas, o clássico deElectro hop "Panic Zone", "8Ball", "Dopeman" e "A Bitch Iz a Bitch". Com o tempo novos membros foram integrados ao grupo: um garoto membro do C.I.A. chamado Ice Cube, um DJ de Compton membro do World Class Wreckin' Cru' chamado DJ Yella e outro DJ da área membro do Bobby Jimmy & The Critters chamado Arabian Prince.
               O primeiro álbum do grupo, N.W.A. And The Posse (1987), foi largamente ignorado. O segundo álbum - agora com um novo membro - MC Ren, Straight Outta Compton (1988), é considerado uma das obras primas do rap. A música "Fuck Tha Police" denunciava os abusos dos policias para com os negros e, por tamanha ousadia que foi falar mal e satirizar a força policial, cuminou numa carta aviso do FBI sugerindo que o grupo não falasse mais sobre aquilo. Mesmo assim suas músicas viraram hinos das ruas (embora o grupo não tenha tido apoio da mídia nem da MTV) e seus membros viraram os mais notórios representantes do que viria a ser batizado de Gangsta rap: um gênero musical do Hip-Hop com letras de hedonismo, sexismo e violência. Seus protagonistas justificavam o estilo chocante das músicas dizendo que eles apenas estavam "contando como a coisa é".

             Eazy-E representava o rosto do grupo e dos jovens que eram público dos Negros Com Atitude, Dr. Dre e DJ Yella cuidavam das batidas e das produções dos álbuns enquanto Ice Cube e MC Ren eram responsáveis pelas letras, então como não havia nenhuma função para Arabian Prince, este percebeu que era Excedente para a banda e então saiu no mesmo ano do lançamento de Straight Outta Compton.
             No mesmo ano de 1988 Eazy E lançou seu álbum solo com a participação dos colegas. Dentro do N.W.A houve desentendimentos entre os membros. Ice Cube, frustrado pelo dinheiro e pelo fato de que queria também um álbum solo mas não teve, saiu do N.W.A. O terceiro álbum do N.W.A chamado Efil4Zaggin (Niggaz 4 Life ao contrário) não saiu tão bem na crítica quanto o anterior.                         Musicalmente ele é mais complexo, mas liricamente, o grupo perdeu grande parte de sua força com a saída do Ice Cube. A mensagem construtiva diminuiu, mas o N.W.A ainda chocava com a violência e a misoginia, o humor e o hedonismo. O recém saido membro virara alvo de críticas nesse álbum, como é visível por exemplo na faixa "A Message To B.A." (B.A. são as iniciais de Benedict Arnold, constantemente usado como sinônimo de traidor; "Uma mensagem para um traidor"), que não ficou ilesa, sendo respondida pela música "No Vaseline", do álbum Death Certificate de 1991.

           No grupo havia egos em conflito. Afirmando que não ganhava o suficiente para seu cargo, Dr. Dre sai do N.W.A em 1991. Esse foi o fim do grupo.
            Em 1995 Eazy-E morre e os membros do N.W.A fizeram as pazes. Houve rumores sobre a criação de um álbum-reunião mas o projeto não foi para frente. Surgiram apenas colaborações em músicas como "Hello" e "Chin Check". Alguns rappers que tiveram história com o grupo participaram do projeto N.W.A. Legacy que cuminou no lançamento de dois álbuns: The N.W.A Legacy, Vol. 1: 1988-1998 e The N.W.A Legacy, Vol. 2.
            Hoje em dia, Dr. Dre atua mais como produtor, lançou 2 álbuns e descobriu rappers famosos como Snoop Dogg, Eminem e 50 Cent. Ice Cube continua lançando álbuns e também é bem notado em produções cinematográficas, como Boyz n the Hood, Friday, Are We There Yet? e XXx: State of the Union. MC Ren continua lançando CDs e fundou a própria gravadora, a Villain Entertainment em 2004. DJ Yella lançou um CD em homenagem a Eazy-E em 1996 chamado "One Mo Nigga ta Go" e foi disco de ouro. Após isso Yella passou a dirigir filmes pornográficos e Arabian Prince entrou para uma nova gravadora onde começou a lançar compilações de seu material antigo e continua a trabalhar como DJ em festas.
              Em 2015, o grupo por causa do filme que lançaram dia 14 de agosto (Straight Outta Compton) voltou e esta fazendo turnes com outros rappers como o Eminem, WC e o Snoop Dogg, a formação atual esta o Ice Cube, Dr. Dre, MC Ren, DJ Yella e o Arabian Prince, e boatos rolam de um possivel novo álbum do grupo ou apenas uma colaboração de uma tal compilação ou de um EP!
             O grupo é um dos indicados para o Hall da Fama do Rock, classe de 2016.

Nas - The World Is Yours



                 Nas, nome artístico de Nasir bin Olu Dara Jones, (Nova York, 14 de Setembro de 1973) é um rapper e ator americano. Filho do músico de jazz Olu Dara, ele nasceu e foi criado em nos conjuntos habitacionais de Queensbridge, no Queens, New York City. Seu álbum de estréia, Illmatic, lançado em 1994 pela Columbia Records, foi criticamente aclamado e elogiado como um clássico no gênero. Nas foi parte do supergrupo de hip hop The Firm, que lançou um álbum.
               Desde 2001 até 2005, Nas esteve envolvido em uma richa bem divulgada com o rapper Jay-Z; ambos os rappers se atacavam em suas canções. Os dois oficialmente acabaram com sua rivalidade através de duetos patrocinados por estações de rádio de hip hop da área de New York. Em 2006, ele assinou com a Def Jam Recordings, lançando seus álbuns Hip Hop Is Dead em 2006 e um álbum sem título em 2008.
                 No ano de 2008, Nas lança o polêmico álbum que primeiramente recebeu o nome de Nigger, termo pejorativo usado nos Estados Unidos para se referir aos negros, mas um pouco antes de seu lançamento oficial, o álbum acabou sem título, Untitled. O tema deste possui uma grande carga sobre o racismo. Em 2010, foi lançado mais um álbum, chamado Distant Relatives, agora com parceria do cantor de reggae Damian Marley.

Tha Dogg Pound - What Would You Do



              Tha Dogg Pound, também conhecido como D.P.G. (Dogg Pound Gangstaz) é uma dupla de rap formada por Daz Dillinger e Kurupt. Eles assinaram primeiramente com a Death Row Records, gravadora que foi a chave para o sucesso da banda. Fizeram sua estreia no primeiro álbum de Dr. DreThe Chronic, de 1992. Também trabalharam no álbum de estreia de Snoop DoggDoggystyle. Seu primeiro álbum e talvez seu mais famoso, Dogg Food (1995) vendeu mais de 2 milhões de cópias nos Estados Unidos.

               Daz deixou a Death Row em 1999 devido a disputas com Kurupt, com Suge Knight (presidente da gravadora) e devido a morte do amigo 2Pac em 1996. Kurupt então assinou com a Antra Records, e Dillinger assinou com a D.P.G. Recordz. A richa entre os dois cresceu mais ainda após Kurupt assinar de novo com a Death Row e lançar o álbum Against Tha Grain. Em janeiro de 2005 porém, a dupla volta a ativa após o lançamento do álbum de Dillinger Tha Dogg Pound LP 

               Uma vesão estendida da banda chamada D.P.G.C. (abreviação de Dogg Pound Gangsta Crips) é formada por Snoop DoggDaz DillingerKuruptNate Dogg e Soopafly. Os outros membros aparecem normalmente em outros álbuns.

big L - m.v.p



         M.V.P. foi o terceiro e último single a ser retirado do álbum Lifestylez ov da Poor & Dangerous, do cantor estadunidense Big L.
         Nesta música Big L fala sobre a sua arte de criar músicas e fazer rimas. Aqui, chega-se a considerar mesmo o melhor rapper da actualidade, quando diz:
- "If rap was a game i'll be M.V.P; the most valuable poet on the M.I.C".
Ou seja:
"Se o rap fosse um jogo, eu seria o melhor jogador; o melhor poeta do M.I.C.

História

            Lamont Coleman (Nova Iorque30 de Maio de 1974 — 15 de fevereiro de 1999), também conhecido como Big L, foi um rapper estadunidense.
          Nascido no bairro afro-americano de Harlem, Big L desde cedo se interessou pela música, especialmente a do estilo Rap e o Hip-Hop e tinha como principais ídolos dentro desse estilo Run-D.M.C., The Cold Crush Brothers e Big Daddy Kane.
          Ele despontou o seu talento perto da sua casa, na 104th West 139th Street, onde passava horas a treinar os ritmos do rap e com os seus amigos. Foi aí, enquanto estudava na Julia Richmond High School, que decidiu mudar o seu nome para Big L.

Lifestylez ov da poor & dangerous

           O seu maior sucesso viria em 1994, quando este gravou o álbum Lifestylez ov da Poor & Dangerous. Apesar de não ter sido muito bem aceito no início devido ao seu caráter lírico, mais tarde viria a tornar-se um dos maiores clássicos da história do hip-hop.

Morte

          Durante a tarde do dia 15 de Fevereiro de 1999, Big L foi baleado múltiplas vezes na cabeça e no peito, perto da sua casa em Harlem.
          Já em 2002 o seu irmão, Leroy Phinazee, pouco tempo após ser libertado da prisão, foi baleado na mesma rua que o irmão, quando tentava descobrir quem havia assassinado Big L. Por causa disto, muita gente acredita que quem matou Big L, matou também Leroy Phinazee


Ice Cube - It Was A Good Day



              O'Shea Jackson (Los Angeles, 15 de Junho de 1969), mais conhecido pelo seu nome artístico Ice Cube, é um rapper, produtor musical, ator, escritor, produtor de filmes, e diretor norte-americano. Ele começou sua carreira em 1984 como membro do grupo C.I.A. e depois entrou para o grupo de rap N.W.A em 1986. Após ter deixado o N.W.A em Dezembro de 1989,ele construiu uma carreira solo bem sucedida na música, e também como escritor, diretor, ator e produtor no cinema. Adicionalmente, ele tem servido como um dos produtores da série de televisão da Showtime Barbershop e da série da TBS Are We There Yet?, ambas sendo baseadas em filmes onde ele atuou como o personagem principal.
                 Ele foi classificado número 9 na lista dos 10 Maiores MC's de Todos os Tempos da MTV, enquanto o próprio Snoop Dogg o elegou o maior MC de todos os tempos. About.com o classificou o número 11 na sua lista dos "50 Melhores MC's do Nosso Tempo". Allmusic o chamou de um dos melhores e mais controversos artistas do hip-hop,assim como "um dos melhores contadores de histórias do rap." Em 2012, a revista The Source o classificou número 14 na sua lista dos 50 Melhores Letristas de Todos os Tempos.

AMERICA THE MOST WANTED

ICE CUBE THE KING


Dr. Dre - Still D.R.E. ft. Snoop Dogg



           Dr. Dre (nome artístico de Andre Romelle Young ; Compton18 de fevereiro de 1965) é um rapperprodutor musical e ator estadunidense. Surgiu na cena musical no fim da década de 1980 é um dos mais conhecidos de entre os produtores de rap da atualidade. É considerado pela revista Rolling Stone como o 56º maior artista de todos os tempos, estando na frente de rappers como EminemTupac Shakur e Jay-Z.

            Still D.R.E." é o título de uma canção composta por Shawn Carter e gravada em 1999 pelos artistas americanos Dr. Dre e Snoop Dogg. Foi lançada em 13 de Outubro de 1999[2] como o primeiro single de seu segundo álbum, 2001.

             O vídeo da musica foi dirigido por Hype Williams, faz referencias ao single Nuthin 'But a' G 'Thang do álbum The Chronic de Dr. Dre, e conta com a participação dos rapper's Eminem e Xzibit


Eazy E - Real muthafuckin G's



               Wright nasceu em ComptonCalifórnia, em 7 de setembro de 1964, filho de Richard e Kathie Wright.[1] [2] Seu pai era um carteiro e sua mãe uma secretária de escola primária.[3] Cresceu na periferia de Los Angelesconvivendo com a violência e a pobreza, onde tornou-se um gângster, tendo se tornado traficante e membro da crip Kelly Park Compton. Eazy também se associou com crips de outros sets (posse).[4] Em 1979, na época de estudante, largou a escola no 10º ano e começou a traficar para se sustentar.[5] Eazy depois investiu seu lucro fundando a Ruthless Records.[6] Ele mais tarde recebeu um diploma do supletivo.[7] Além disso, Wright também inspirou o personagem Ryder do jogo Grand Theft Auto: San Andreas









               CRIPT Kelly Park Compton



                 Eazy-E mantinha relaçoes sexuais com inúmeras mulheres e nesta época, o vírus da AIDS começava a disseminar-se nos Estados Unidos. Teve sete filhos com seis mulheres diferentes. Ele contrariu o vírus HIV mas não sabia, sido que no dia 24 de fevereiro de 1995, Eazy-E estava em estúdio com a dupla de rappers B.G. Knocc Out & Gangsta Dresta, quando sofre um provável ataque de asma, e é internado no Hospital Cedars-Sinai Medical Center, em Los AngelesCalifórnia. Quando a situação parecia sob controle, Ron Sweeney, procurador do artista, afirma publicamente que ele contraiu o vírus HIV.
   "Real Muthaphukkin' G's" foi o destaque do CD, resposta à música Fuck With Dre Day de Dr.Dre e Snoop. O álbum foi certificado platina 2 vezes pela RIAA.

             

The Notorious B.I.G. - "Juicy" (Official Video)





Juicy

Single de Notorious B.I.G.
do álbum Ready to Die
Lançamento
8 de agosto de 1994
Duração
5:03
Gravadora(s)
Bad Boy, Arista
Composição
Christopher Wallace, Sean Combs, Pete Rock,Trackmasters
Produção
Poke of Trackmasters, Pete Rock
Cronologia de singles de Notorious B.I.G.

           A canção tem como tema a pobreza em que vivia quando criança e como adulto no distrito do 
Brooklyn, seus sonhos iniciais de se tornar um Rapper, sua temporada no crime e no tráfico de drogas, e seu eventual sucesso no mundo da música. Ele fala sobre a sala de um barraco no qual cresceu. O single foi apresentado no filme biográfico de Notorious.

             Juicy é um single do rapper estadunidense The Notorious BIG, do seu álbum de estréia Ready to Die. Foi produzido por Pete Rock. Sua melodia é amostra do grupo Mtume. A canção é considerada por muitos fãs uma das melhores canções de Hip Hop de todos os tempos.O single ganhou o terceiro lugar na Billboard Hot Singles Rap.

California Love - 2pac



"California Love" é um single de Hip hop do rapper 2Pac, com a participação especial do também rapper Dr. Dre e de Roger Troutman. A canção foi lançada como single depois que Shakur saiu da cadeia por conta de uma suposta acusação de abuso sexual. A versão remix apareceu no álbum duplo All Eyez on Me de 1996. Sem dúvidas é a canção mais conhecida de 2Pac e a mais bem sucedida, atingindo o número 1 na Billboard Hot 100 por duas semanas (como um lado-A duplo junto com "How Do U Want It"). A canção foi nomeada para um Grammy póstumo como Melhor Performance Solo de Rap e Melhor Performance de Rap por um Duo ou Grupo (com Dr.Dre e Roger Troutman) em 1997.
A versão original da música não estava disponível em qualquer um dos álbuns de estúdio de Shakur porque era destinada para o álbum arquivado de Dre The Chronic II: A New World Odor (Papa's Got A Brand New Funk), mas agora pode ser encontrada na coletânea dos melhores hits de Shakur e na versão britânica de All Eyez on Me.
"California Love" foi a única entrada de Shakur na lista das 500 melhores canções de todos os tempos da Rolling Stone em 2004, ficou em #346 e #51 na contagem regressiva das 100 melhores músicas dos anos 90 daVH1.[3]

Créditos

  • Compositor – Tupac Shakur
  • Teclado – Sean "Barney" Thomas
  • Percussão – Carl "Butch" Small
  • Produtor, mixagem, participação especial (Rap) – Dr. Dre
  • Vocais, talkbox – Roger Troutman
  • Vocais de fundo – Danette Williams, Dorothy Coleman, Barbara Wilson
  • Engenheiro – Keston E. Wright
  • Assistente de produção – Larry Chatman
  • Direção de vídeo – Hype Williams