sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Eazy e

               
               Wright nasceu em Compton, Califórnia, em 7 de setembro de 1964, filho de Richard e Kathie Wright. Seu pai era um carteiro e sua mãe uma secretária de escola primária. Cresceu na periferia de Los Angelesconvivendo com a violência e a pobreza, onde tornou-se um gângster, tendo se tornado traficante e membro da crip Kelly Park Compton. Eazy também se associou com crips de outros sets (posse). Em 1979, na época de estudante, largou a escola no 10º ano e começou a traficar para se sustentar.Eazy depois investiu seu lucro fundando a Ruthless Records. Ele mais tarde recebeu um diploma do supletivo. Além disso, Wright também inspirou o personagem Ryder do jogo Grand Theft Auto: San Andreas

N.W.A

                Após isso, criou o grupo de gangsta rap N.W.A (Niggaz With Attitude, em português Negros Com Atitude ou Manos com Atitude). Ele era integrado por Eazy-E, Ice Cube (compositor), Dr. Dre, DJ Yella (produtores), MC Ren e Arabian Prince. O sucesso foi gigantesco, pois o grupo era independente e apesar do fato da mídia não apoiá-los, seu número de fãs aumentava a cada dia e suas músicas logo se tornaram hits nos guetos daCosta Oeste, Meio-oeste e no Sul dos Estados Unidos. Seguindo carreira com o N.W.A, Eazy lançou seu primeiro álbum solo em 1988, intitulado "Eazy-Duz-It".
                  O clássico "Fuck tha Police" do grupo NWA, acabou resultando em uma advertência do FBI, o qual através de uma carta, avisou a gravadora Ruthless Records que deveria maneirar nas letras. Este incidente foi considerado por muitos o pontapé inicial para a popularização do estilo Gangsta Rap.
                 O rapper Sir Jinx disse uma vez que Eric não era conhecido como "Eazy-E", e sim como "Rat", por causa de suas orelhas grandes, sua voz fina e sua baixa estatura, e que ele inventou o apelido "Eazy-E" pela necessidade de ter um nome artístico depois que começou a fazer rap.
nwa eazy e rap hip-hop eazy-e

Carreira solo

                  Em 1991, o grupo N.W.A. chegou ao fim, e Eazy-E seguiu carreira solo em definitivo. No ano seguinte, lançou o seu segundo álbum, 5150: Home 4 tha Sick, o qual teve vendas em um número considerável. O álbum ganhou disco de ouro dois meses depois do lançamento. Mais tarde, Dr. Dre deixou a Ruthless Records e fundou seu próprio selo ao lado de Suge Knight, a Death Row Records. Com isso, Eazy, que havia discutido com Dre ocasionando o encerramento da banda, decretou Dre seu inimigo e lançou o álbum It's On (Dr. Dre) 187um Killa, o qual conteve inúmeras ofensas a Dr. Dre e Snoop Dogg. "Real Muthaphukkin' G's" foi o destaque do CD, resposta à música Fuck With Dre Day de Dr. Dre e Snoop. O álbum foi certificado platina 2 vezes pela RIAA.
               Em abril de 1994, Eazy-E estreou um programa numa rádio de Los Angeles intitulado The Ruthless Radio Show, o qual era apresentado nas noites de sábado, com a parceria de DJ Yella. No mesmo ano, produziu ao lado de DJ Yella o aclamado EP do grupo Bone Thugs-N-Harmony "Creepin on ah Come Up".

Morte


Graffiti de Eazy-E na Holanda.
               Eazy-E mantinha relaçoes sexuais com inúmeras mulheres e nesta época, o vírus da AIDS começava a disseminar-se nos Estados Unidos. Teve sete filhos com seis mulheres diferentes. Ele contrariu o vírus HIV mas não sabia, sido que no dia 24 de fevereiro de 1995, Eazy-E estava em estúdio com a dupla de rappers B.G. Knocc Out & Gangsta Dresta, quando sofre um provável ataque de asma, e é internado no Hospital Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, Califórnia. Quando a situação parecia sob controle, Ron Sweeney, procurador do artista, afirma publicamente que ele contraiu o vírus HIV.
                 No dia seguinte, as primeiras páginas dos jornais estampavam a notícia sobre o rapper, sendo que Eazy-E continuava internado no que para ele, era "a maior batalha da vida". O vírus agravou sua condição, e no dia 26 de março do mesmo ano, a morte é anunciada. Em seu leito de morte, B.G Knocc Out afirmou que Eazy-E disse suas últimas palavras direcionadas a ele, sendo elas as seguintes: "Seja o próximo Eazy-E…". Outro fato curioso é que no leito da morte seus "inimigos" Dr. Dre e Snoop Dogg, resolveram fazer pazes com Eazy, assim como Ice Cube, apesar de DJ Yella afirmar que foi o único a visitar Eazy no hospital. Os mesmos fizeram vários tributos a Eazy ao passar dos anos.

Após a morte

                    Após a morte de Eazy-E diversas coisas mudaram de rumo. A sua gravadora, a Ruthless Records, tornou-se peça principal para o sucesso do grupo Bone Thugs-n-Harmony, e também da esposa de Eazy-E, Tomica Woods Wright. Na disputa pelo selo, ambos entraram na justiça, com a vitória de Tomica, a qual demitiu vários funcionários devido a má administração. Após a sua morte foi lançado o CD póstumo: "Str8 off tha Streetz of Muthaphukkin Compton", o qual foi produzido por DJ Yella. Mais além, foi a vez de "Eternal E".
                 Dois de seus filhos hoje são rappers; um usa o nome artístico de Lil Eazy-E, e outro é sua filha, que gravou uma música em tributo ao pai. Lil' Eazy-E fez músicas com The Game e participou da trilha sonora do jogo True Crime com a música Get It Crackin. No videoclipe da música "Um Bom Lugar" do cantor brasileiro Sabotage, uma foto de Eazy-E aparece em um mural. Ryder Wilson, um personagem do jogo Grand Theft Auto: San Andreas foi inspirado no rapper Eazy-E e os produtores do jogo comprovam que Ryder foi criado em homenagem ao rapper. Foi criado em 2008 na cidade natal do cantor, em Compton, o "Dia de Eazy-E", celebrado em 7 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário